Pular para o conteúdo principal

Piquenique, Aula de Campo e Preservação do meio ambiente...

         Professor de Educação Física, Carlos Gomeselaborou uma aula de campo, com os alunos de algumas salas, cada turma responsável pelo lanche, unindo aprendizagem, lazer e aventura, em atividades de campo, e até desenvolvendo uma interação dos colegas de sala.

 

2° ano B (Matutino)
































Prof. Carlos Neto
CREF: 3414 – G/RN

A Educação Física como parte integrante do currículo escolar busca na sua essência proporcionar uma educação integral aos alunos. Posto isso, torna-se fundamental tratar das especificidades da educação ambiental e do lazer na escola, respectivamente, estando amparadas por marcos legais como a lei nº 9.795/99 que estabelece o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Constituição Federativa do Brasil de 1998 que garante o lazer como direito social.
A partir dessa concepção legal e sensível, foi elaborada uma proposta pedagógica da Educação Física para o ensino médio da E.E. Edmundo Neves do Nascimento. Esse documento apresenta na sua estrutura algumas temáticas geradoras, a saber: lazer e meio ambiente, temas que potencializam aprendizagens corporais múltiplas.
Nesse caminho buscamos desenvolver aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, agregando habilidades e competências sensíveis para os educandos dentro e fora da escola. Desse modo foram oportunizados nas aulas de educação física amplas possibilidades do uso do corpo, sendo a cultura corporal o fio condutor no processo das aprendizagens. Aliando a esse arcabouço ofertamos aulas de campo (piqueniques e movimentos) com os conteúdos culturais do lazer (físico/desportivo, social, manual e outros), para Marcellino
[...] O lazer se baseia em duas constatações: a primeira, que o lazer é um veículo privilegiado de educação; e a segunda, que para a prática positiva das atividades de lazer é necessário o aprendizado, o estímulo, a iniciação, que possibilitem a passagem de níveis menos elaborados, simples, para níveis mais elaborados, complexos, com o enriquecimento do espírito crítico, na prática ou na observação. Verifica-se, assim, um duplo processo educativo – o lazer como veículo e como objeto de educação (MARCELLINO, 2003, p. 58-59).

Nesse sentido, os conteúdos culturais do lazer estimulados nas aulas de educação física tornam-se elementos básicos no processo de crescimento e desenvolvimento do aluno.  Neste propósito, estimulamos diversos jogos, esportes, brincadeiras, músicas e outros. E como resultados percebemos o envolvimento e motivação da grande maioria, demonstrado na prática conceitual, procedimental e atitudinal dos alunos, tais como: interação, inclusão, socialização, sociabilidade, respeito, comprometimento, mobilização do grupo, participação coletiva.


2° ano A (Matutino)









2° ano A (Vespertino)





































3° ano A (Vespertino)






























3° ano A (Matutino)





  


 

 

2° ano A (Vespertino)







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula de Campo Santuário Ecológico de Pipa

         Os 3° anos (matutino, vespertino e noturno) , participaram de uma aula de campo no Santuário Ecológico de Pipa (16/09/2017), com o objetivo de sair da rotina de somente sala de aula, apenas quadro, os alunos tiveram uma experiência real com a natureza...            (Foto editada)                          (Foto editada)  (Foto editada) (Foto editada) (Foto editada) A aula de campo em pipa, foi ...

Desfile 7 de Setembro

Desfile de 7 de Setembro, em Lagoa Salgada/RN, A Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento , juntamente com Centro Educacional Harmonia das Letras e Jardim Escola Coração de Jesus , fizeram um belíssimo desfile, com a colaboração dos alunos e funcionários das escolas.   Brasão do EEENN   Portas Bandeiras Presidente do Grêmio Estudantil Ana Lopes Rebeca Batista e Vice Presidente Francisco Janderson Jovem de Futuro Ensino Médio Noturno Diferenciado Eja XVLLVIII - Jern's Projeto Despertar  Jardim Escola Coração de Jesus      Centro Educacional Harmonia das Letras  

2° dia da Mostra Cultural do EEENN

Alunos do 2° matutino, vespertino e noturno falam do trabalho no presente e no futuro.