Pular para o conteúdo principal

Piquenique, Aula de Campo e Preservação do meio ambiente...

         Professor de Educação Física, Carlos Gomeselaborou uma aula de campo, com os alunos de algumas salas, cada turma responsável pelo lanche, unindo aprendizagem, lazer e aventura, em atividades de campo, e até desenvolvendo uma interação dos colegas de sala.

 

2° ano B (Matutino)
































Prof. Carlos Neto
CREF: 3414 – G/RN

A Educação Física como parte integrante do currículo escolar busca na sua essência proporcionar uma educação integral aos alunos. Posto isso, torna-se fundamental tratar das especificidades da educação ambiental e do lazer na escola, respectivamente, estando amparadas por marcos legais como a lei nº 9.795/99 que estabelece o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Constituição Federativa do Brasil de 1998 que garante o lazer como direito social.
A partir dessa concepção legal e sensível, foi elaborada uma proposta pedagógica da Educação Física para o ensino médio da E.E. Edmundo Neves do Nascimento. Esse documento apresenta na sua estrutura algumas temáticas geradoras, a saber: lazer e meio ambiente, temas que potencializam aprendizagens corporais múltiplas.
Nesse caminho buscamos desenvolver aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, agregando habilidades e competências sensíveis para os educandos dentro e fora da escola. Desse modo foram oportunizados nas aulas de educação física amplas possibilidades do uso do corpo, sendo a cultura corporal o fio condutor no processo das aprendizagens. Aliando a esse arcabouço ofertamos aulas de campo (piqueniques e movimentos) com os conteúdos culturais do lazer (físico/desportivo, social, manual e outros), para Marcellino
[...] O lazer se baseia em duas constatações: a primeira, que o lazer é um veículo privilegiado de educação; e a segunda, que para a prática positiva das atividades de lazer é necessário o aprendizado, o estímulo, a iniciação, que possibilitem a passagem de níveis menos elaborados, simples, para níveis mais elaborados, complexos, com o enriquecimento do espírito crítico, na prática ou na observação. Verifica-se, assim, um duplo processo educativo – o lazer como veículo e como objeto de educação (MARCELLINO, 2003, p. 58-59).

Nesse sentido, os conteúdos culturais do lazer estimulados nas aulas de educação física tornam-se elementos básicos no processo de crescimento e desenvolvimento do aluno.  Neste propósito, estimulamos diversos jogos, esportes, brincadeiras, músicas e outros. E como resultados percebemos o envolvimento e motivação da grande maioria, demonstrado na prática conceitual, procedimental e atitudinal dos alunos, tais como: interação, inclusão, socialização, sociabilidade, respeito, comprometimento, mobilização do grupo, participação coletiva.


2° ano A (Matutino)









2° ano A (Vespertino)





































3° ano A (Vespertino)






























3° ano A (Matutino)





  


 

 

2° ano A (Vespertino)







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula de Campo Santuário Ecológico de Pipa

         Os 3° anos (matutino, vespertino e noturno) , participaram de uma aula de campo no Santuário Ecológico de Pipa (16/09/2017), com o objetivo de sair da rotina de somente sala de aula, apenas quadro, os alunos tiveram uma experiência real com a natureza...            (Foto editada)                          (Foto editada)  (Foto editada) (Foto editada) (Foto editada) A aula de campo em pipa, foi um momento de oportunidades, e de interações com outros conhecimentos, isto significa que o conhecimento ele vai além da sala de aula,ele pode se expandir fora dela, neste passeio conhecemos div

Eleições do Grêmio Estudantil Ana Lopes

Ata de eleição do Grêmio Estudantil Ana Lopes (EE Edmundo Neves do Nascimento) Ao primeiro dia do mês de dezembro de 2017, na sala da Biblioteca João Dimas da Silva, ocorreu a apuração do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Grêmio Estudantil Ana Lopes, para o Biênio 2018-2019. Foram apurados 243 votos validos, destes: 13 votos (5,3%) considerados Brancos/Nulos, 198 votos (81,4%) para a Chapa 01 (Presidente Josefa Lívia e Vice-presidente Caio Henrique) e 32 votos (13,1%) para a Chapa 02 (Presidente Dariane Lopes e Vice-Presidente Josilene Oliveira). Sendo considerada vencedora a Chapa 01. Sem mais para discutir, o senhor Francisco Janderson do Nascimento da Silva, presidente da Comissão Eleitoral, mandou lavrar esta ata que segue assinada por mim, Mauricio dos Santos Silva, secretário da Comissão Eleitoral e pelos fiscais das chapas.

Desfile 7 de Setembro

Desfile de 7 de Setembro, em Lagoa Salgada/RN, A Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento , juntamente com Centro Educacional Harmonia das Letras e Jardim Escola Coração de Jesus , fizeram um belíssimo desfile, com a colaboração dos alunos e funcionários das escolas.   Brasão do EEENN   Portas Bandeiras Presidente do Grêmio Estudantil Ana Lopes Rebeca Batista e Vice Presidente Francisco Janderson Jovem de Futuro Ensino Médio Noturno Diferenciado Eja XVLLVIII - Jern's Projeto Despertar  Jardim Escola Coração de Jesus      Centro Educacional Harmonia das Letras