Professor de Educação Física, Carlos Gomes, elaborou
uma aula de campo, com os alunos de algumas salas, cada turma responsável pelo
lanche, unindo aprendizagem, lazer e
aventura, em atividades de campo, e até desenvolvendo uma interação dos
colegas de sala.
2° ano B (Matutino)
Prof. Carlos Neto
CREF: 3414 – G/RN
A Educação Física como parte integrante do
currículo escolar busca na sua essência proporcionar uma educação integral aos
alunos. Posto isso, torna-se fundamental tratar das especificidades da
educação ambiental e do lazer na escola, respectivamente, estando amparadas por
marcos legais como a lei nº 9.795/99 que estabelece o Programa Nacional de
Educação Ambiental (PNEA) e a Constituição Federativa do Brasil de 1998 que
garante o lazer como direito social.
A partir dessa concepção legal e sensível, foi
elaborada uma proposta pedagógica da Educação Física para o ensino médio da
E.E. Edmundo Neves do Nascimento. Esse documento apresenta na sua estrutura algumas
temáticas geradoras, a saber: lazer e meio ambiente, temas que potencializam aprendizagens
corporais múltiplas.
Nesse caminho buscamos desenvolver aspectos
cognitivos, motores, afetivos e sociais, agregando habilidades e competências sensíveis
para os educandos dentro e fora da escola. Desse modo foram oportunizados nas aulas
de educação física amplas possibilidades do uso do corpo, sendo a cultura
corporal o fio condutor no processo das aprendizagens. Aliando a esse arcabouço
ofertamos aulas de campo (piqueniques e movimentos) com os conteúdos culturais do
lazer (físico/desportivo, social, manual e outros), para Marcellino
[...] O lazer se baseia em duas constatações:
a primeira, que o lazer é um veículo privilegiado de educação; e a segunda, que
para a prática positiva das atividades de lazer é necessário o aprendizado, o
estímulo, a iniciação, que possibilitem a passagem de níveis menos elaborados,
simples, para níveis mais elaborados, complexos, com o enriquecimento do
espírito crítico, na prática ou na observação. Verifica-se, assim, um duplo
processo educativo – o lazer como veículo e como objeto de educação
(MARCELLINO, 2003, p. 58-59).
Nesse sentido, os conteúdos culturais do
lazer estimulados nas aulas de educação física tornam-se elementos básicos no
processo de crescimento e desenvolvimento do aluno. Neste propósito, estimulamos diversos jogos,
esportes, brincadeiras, músicas e outros. E como resultados percebemos o
envolvimento e motivação da grande maioria, demonstrado na prática conceitual,
procedimental e atitudinal dos alunos, tais como: interação, inclusão,
socialização, sociabilidade, respeito, comprometimento, mobilização do grupo, participação
coletiva.
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