Pular para o conteúdo principal

Arte na Escola

  
Professora de Artes, Cléo Araújo - Aula experimental com 3° ano (Vespertino)

 Aula experimental: nela temos cores, formas, desejos e sensações que se transformam em arte através dos encontros. É na arte do encontro que nasce a alquimia artística, que vai se espalhando pelo universo dos seres que comungam do sabor de experimentar a arte, pois a arte existe porque a vida em si não basta!!!!
 - Cléo Araújo






Última Oração



O aluno Vitor leu a poesia de Braulio Bessa

Mulher tu és uma chuva / banhando o mundo de amor / tu és a fonte da vida / de todo ser pensador / tu és o doce do mel / és um pedaço do céu / és criação sem defeito / mesmo assim o mundo esquece / que toda mulher merece / ser tratada com respeito.
És uma dona de casa / és patroa, és funkeira / tu és mina, tu és mona / tu és santa, tu és freira / és calma, quieta e singela / és contida e barraqueira.
Tu és terno e gravata / és um vestido florido / és silêncio absoluto / e ao mesmo tempo gemido / tu és mãe, às vezes pai / és coração destemido./ Juíza no tribunal / pedreira lá no batente / madame na cobertura / com vida tão diferente / da mulher agricultora / que planta lá na lavoura / coberta por um sol quente.
Tu também és a mulher que não sabe cozinhar / que não pensa em ter filhos / nem sonha em se casar / não malha, não faz dieta / e nem liga se engordar.
Mulher tu não és igual / tu não és regra, ou padrão / não existe manual / modelo nem perfeição / tu és o que quiser ser / mesmo com tanta opressão / tu és forte, tu és brava / uma força que não some / um amor valente e doce / um sentimento sem nome / feliz dia, feliz ano, feliz vida da mulher pra você / que também é mais macho que muito homem!

Braulio Bessa. 















 Sensações enigmáticas




Sensações enigmáticas

Sentimentos a parte,
Mas que parte?
Não sabemos,
Mas cremos.
São sentimentos confusos
Os quais não consigo entender.
 
Parece que estou preso dentro
De tantos pensamentos que não consigo compreender.
São esses sentimentos
Que me libertam do mundo,
Do mundo imundo que não quero viver.
Me sinto só, triste e confuso.
Olho ao redor, todos parecem sorrir,
É como se só eu não conseguisse ser feliz.
Tudo me dá medo
Tudo parece assustador
Nesse meu mundo interior.
Ninguém me entende
Ninguém me ouve
Busco lá no fundo coragem
Coragem de ir e conseguir.


(Maria Alice, Jamilly Silva, Fabiana Araújo, Andrey Aleixo, Antonio Ferreira)






 Arte com Música






 Ciclo da Vida:

 


O aluno Antônio Marcos, leu a letra da música: Life is worth living - Justin Bieber
Resultou em uma encruzilhada
Tento descobrir qual caminho percorrer
É como se você estivesse preso em uma escada rolante
Correndo no mesmo lugar
Você tem seu pisca-alerta ligado agora
Esperando que alguém pare
Rezando por um milagre
Quem vai te mostrar bondade?
Tinha alguns dólares e um quarto do tanque com gás
E uma longa jornada pela frente
Viu um caminhão estacionar Deus enviou um anjo para te ajudar
Ele te deu direção
Te mostrou como ler um mapa
Mas a longa jornada pela frente Disse: "isso ainda não acabou"
Oh, mesmo no meio da dúvida
A vida vale a pena ser vivida (uh uh uh uh)
A vida vale a pena ser vivida, por isso, viva mais um dia
O significado do perdão é que
As pessoas cometem erros
 Não significa que você tem que desistir
A vida vale a pena ser vivida mais uma vez
Relacionamento em uma pista de esqui
A avalanche vindo lentamente
Temos tempo suficiente para salvar esse amor?
 Parece com uma nevasca de Abril
Porque meu coração está frio desse jeito
Patinagem sobre gelo fino
Mas que é forte o suficiente para nos segurar
 A vi gritar e vociferar Nos colocou em uma explosão
Destruindo um ao outro
Quando eu pensei que tinha acabado Deus enviou um anjo para nos ajudar
Ele nos deu direção, nos mostrou como fazer isso durar
Por essa longa jornada pela frente Disse: "isso ainda não acabou"
Oh, mesmo no meio da dúvida
A vida vale a pena ser vivida (uh uh uh uh)
A vida vale a pena ser vivida, por isso, viva mais um dia
O significado do perdão é que As pessoas cometem erros
 Não significa que você tem que desistir
A vida vale a pena ser vivida mais uma vez (ooh)
A vida vale a pena ser vivida mais uma vez
O que eu daria para os que gostam de mim
É uma percepção diferente
Daquela que o mundo pode ver
Eles tentam me crucificar
Eu não sou perfeito, não vou negar
 Minha reputação está em jogo
Então, estou trabalhando em um eu melhor






  Todos os dias, tudo recomeça na natureza e, a cada amanhecer, surge uma nova chance para recomeçar um caminho que possa nos conduzir a destinos melhores.
Por isso, aproveite a folha em branco que a vida nós dá todos os dias.
Veja, sobre tudo, quão maravilhoso é poder ter na oportunidade  do  recomeço, a chance de poder tentar tudo de novo.
Viver é saber que tudo
Poder ter um recomeço
 É aproveitar cada oportunidade
Que a vida nos permite, de conhecer novos caminhos.
Aposte na sua capacidade de dar a volta por cima e recomece. 
 - Laninha



 

 

 

 

Teatro das Sombras


    Os colegas de sala tentaram adivinhar as músicas que o grupo dançava...








 O que gostamos de fazer


 (4 componentes)



 












O Universo é suporte de todas as Artes.





Poema





Viva a cada momento...
Sinta a intensidade de cada minuto vívido, sinta tudo que pode sentir, faça tudo que quiser fazer, pois somos seres que, de repente, se transformam em cinzas sem nenhuma explicação...
Mas, a explicação da vida não se entende, se vive, então viva, seja o que quiser, mas seja feliz, busque a sua felicidade no caminho mais obscuro que tiver, e não deixe morrer a esperança de viver sendo você, porque tudo acontece de uma forma tão rápida, que devemos dá um passo como se fosse o último, tire da sua mente coisas que não lhes deixam viver suas próprias loucuras, pois louco mesmo é aquele que vive um conto de fadas sem fim....
Luana Alves


   


 Imagens utilizadas:


 


Trecho do livro: O Pálido Ponto Azul – Carl Sagan

Considere novamente esse ponto. É aqui. É nosso lar. Somos nós. Nele, todos que você ama, todos que você conhece, todos de quem você já ouviu falar, todo ser humano que já existiu, viveram suas vidas. A totalidade de nossas alegrias e sofrimentos, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e saqueador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e plebeu, cada casal apaixonado, cada mãe e pai, cada crianças esperançosas, inventores e exploradores, cada educador, cada político corrupto, cada “superstar”, cada “lidere supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali, em um grão de poeira suspenso em um raio de sol.
A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pense nas infindáveis crueldades infringidas pelos habitantes de um canto desse pixel, nos quase imperceptíveis habitantes de um outro canto, o quão frequentemente seus mal-entendidos, o quanto sua ânsia por se matarem, e o quão fervorosamente eles se odeiam. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, em sua gloria e triunfo, eles pudessem se tornar os mestres momentâneos de uma fração de um ponto. Nossas atitudes, nossa imaginaria auto-importancia, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, é desafiada por esse pálido ponto de luz.
Nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda essa vastidão, não ha nenhum indicio que ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nos mesmos. A Terra é o único mundo conhecido até agora que sustenta vida. Não ha lugar nenhum, pelo menos no futuro próximo, no qual nossa espécie possa migrar. Visitar, talvez, se estabelecer, ainda não. Goste ou não, por enquanto, a terra é onde estamos estabelecidos.
Foi dito que a astronomia é uma experiência que traz humildade e constrói o caráter. Talvez, não haja melhor demonstração das tolices e vaidades humanas que essa imagem distante do nosso pequeno mundo. Ela enfatiza nossa responsabilidade de tratarmos melhor uns aos outros, e de preservar e estimar o único lar que nós conhecemos”… o pálido ponto azul.

Por Carl Sagan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula de Campo Santuário Ecológico de Pipa

         Os 3° anos (matutino, vespertino e noturno) , participaram de uma aula de campo no Santuário Ecológico de Pipa (16/09/2017), com o objetivo de sair da rotina de somente sala de aula, apenas quadro, os alunos tiveram uma experiência real com a natureza...            (Foto editada)                          (Foto editada)  (Foto editada) (Foto editada) (Foto editada) A aula de campo em pipa, foi um momento de oportunidades, e de interações com outros conhecimentos, isto significa que o conhecimento ele vai além da sala de aula,ele pode se expandir fora dela, neste passeio conhecemos div

Eleições do Grêmio Estudantil Ana Lopes

Ata de eleição do Grêmio Estudantil Ana Lopes (EE Edmundo Neves do Nascimento) Ao primeiro dia do mês de dezembro de 2017, na sala da Biblioteca João Dimas da Silva, ocorreu a apuração do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Grêmio Estudantil Ana Lopes, para o Biênio 2018-2019. Foram apurados 243 votos validos, destes: 13 votos (5,3%) considerados Brancos/Nulos, 198 votos (81,4%) para a Chapa 01 (Presidente Josefa Lívia e Vice-presidente Caio Henrique) e 32 votos (13,1%) para a Chapa 02 (Presidente Dariane Lopes e Vice-Presidente Josilene Oliveira). Sendo considerada vencedora a Chapa 01. Sem mais para discutir, o senhor Francisco Janderson do Nascimento da Silva, presidente da Comissão Eleitoral, mandou lavrar esta ata que segue assinada por mim, Mauricio dos Santos Silva, secretário da Comissão Eleitoral e pelos fiscais das chapas.

Desfile 7 de Setembro

Desfile de 7 de Setembro, em Lagoa Salgada/RN, A Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento , juntamente com Centro Educacional Harmonia das Letras e Jardim Escola Coração de Jesus , fizeram um belíssimo desfile, com a colaboração dos alunos e funcionários das escolas.   Brasão do EEENN   Portas Bandeiras Presidente do Grêmio Estudantil Ana Lopes Rebeca Batista e Vice Presidente Francisco Janderson Jovem de Futuro Ensino Médio Noturno Diferenciado Eja XVLLVIII - Jern's Projeto Despertar  Jardim Escola Coração de Jesus      Centro Educacional Harmonia das Letras